SOBRE

COM+ foi criado em 2006 e reúne um grupo de pesquisadores da USP que discutem e produzem conteúdos no campo da comunicação, mídia e jornalismo digitais. Um de seus objetivos é promover a aproximação entre a prática e a reflexão. Liderado pela professora Elizabeth Saad Corrêa, o COM+ reúne-se periodicamente para discussões teóricas dos temais mais atuais da comunicação digital. Além disso, seus membros apresentam suas pesquisas, debatem, discutem trabalhos e se unem para apresentações em congressos e viagens de pesquisa que fazem avançar os temas de interesse. O grupo desenvolve pesquisas nas áreas de Políticas e EstratégiasComunicação DigitalTecnologias da Comunicação e Redes Interativas. O COM+ está vinculado ao Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP.

  • Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária USP - São Paulo, Brazil

GALERIA

Confira uma amostra das apresentações, palestras, participações em congressos e reuniões do nosso grupo.

PRODUÇÃO

O COM+ possui uma extensa produção de livros, artigos, papers, dissertações e teses apresentadas pelos integrantes.
Para acompanhar todas as participações em congressos e apresentações acesse a página do grupo no Facebook e confira os posts sobre estes temas.

TRABALHOS RECENTES

Há a necessidade de novas expertises por parte dos profissionais, trabalhos em equipe e conhecimento básico, muitas vezes, em linguagem de programação, estatística e a operacionalização de ferramentas na construção de narrativas dinâmicas e que cada vez mais envolvam o leitor. Sendo importante o pensar sobre um conteúdo que seja disponível para diferentes formatos". Download

MAYANNA ESTEVANIM

Dissertação de mestrado
Inovação e jornalismo formam um binômio importante na contem-poraneidade. Discutimos quais as implicações desta relação para empresas informativas e também o que vem sendo feito na práxis do campo. Apresentamos uma proposta de espectro de inovação como quadro de referência para atuação e discutimos brevemente o cenário brasileiro das empresas informativas nesta temática." Download

ELIZABETH SAAD

Artigo
Dispositivos como smartphones e tablets possuem uma lógica própria de funcionamento. Se na década de 1990, o jornalismo precisou compreender o funcionamento da lógica da internet e do consumo de informações através do computador pessoal para poder se renovar e atender às novas demandas, agora, esse mesmo jornalismo também precisa enxergar um modelo de consumo e produção diferente." Download

STEFANIE SILVEIRA

Capítulo de livro

PESQUISADORES

Líder do grupo:

Profa. Dra. Elizabeth Nicolau Saad Corrêa

1380526_10202112271868277_938580431_nElizabeth Nicolau Saad Corrêa é professora titular do Departamento de Jornalismo e Editoração - ECA-USP. Enfatiza pesquisas e orientações nos segmentos de estratégia e negócios de informação digital; e na correlação entre a estratégia e o desenvolvimento de novas linguagens para conteúdos digitais. É coordenadora do grupo de pesquisa COM+, registrado no CNPq. Coordena o curso de especialização lato sensu DIGICORP - Gestão Estratégica da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos. É palestrante internacional e estrategista digital.
Produção: Research Gate  

Pesquisadores:

Bianca Marder Dreyer

Bianca Marder Dreyer é doutoranda e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e bacharel em Relações Públicas, pela mesma Instituição. Professora de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero e no Digicorp (pós-graduação em Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos da ECA-USP), tem mais de 10 anos de experiência profissional adquirida em empresas nacionais e multinacionais. É autora de diversos artigos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais, revistas científicas, capítulos de livros e e-books.

Carolina Frazon Terra

200511 CAROLINA_TERRA 81Carolina Frazon Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas, todos pela ECA-USP, e formada em Relações Públicas pela UNESP/Bauru. Foi responsável pela gestão das mídias digitais da Nestlé e Garoto. Acumula experiência como Relações Públicas da Vivo, foi coordenadora de comunicação corporativa do MercadoLivre e dirigiu a área de Mídias Sociais da Agência Ideal. É atualmente docente para as pós-graduações em Comunicação Digital, da ECA-USP, da FIA e da FAAP. É autora dos livros Blogs Corporativos (Difusão Editora), Mídias Sociais...e agora? (Difusão Editora e Editora Senac Rio) e editora dos blogs RPalavreando e Relações.
Produção: Research Gate

Daniela Bertocchi

Daniela Bertocchi , doutora em Comunicação Digital (Universidade de São Paulo, Brasil) e Mestr e em Jornalismo e Informação (Universidade do Minho, Portugal). T rabalhou nas maiores empresas de mídia do Brasil e também tem experiência internacional em Portugal, Espanha e Marrocos. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Daniela trabalha atualmente para uma startup em São Paulo como chefe de comunicação. É também professora de Estratégias de Comunicação Digital no curso Digicorp da Universidade de São Paulo.
Produção: Site Oficial  

Daniela Osvald Ramos

Jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Mestre e Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002 e 2011). Professora de Projetos em Jornalismo Digital no curso de Jornalismo (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Digital COM+ e Gestora de disseminação científica no Núcleo de Estudos da Violência (http://nevusp.org/) (CEPID/FAPESP) da Universidade de São Paulo.
Produção: Research Gate  

Daniele Rodrigues

Daniele Rodrigues é jornalista e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É professora de pós-graduação no DIGICORP, UniCEUB e SENAC, além de cursos livres na ESPM, Cásper Líbero e QSSM. Além de atuar como jornalista, há 10 anos trabalha com estratégia para marcas de diferentes segmentos (Netshoes, Pernod Ricard, Estadão, Itaú, Accor Hotels, Coca-cola e Turner Broadcasting). Atualmente também é Real Time na Coca-cola Company. É autora do blog Madalena139.com.br. .

Egle Spinelli

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas e graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina. É docente da Escola Superior de Propaganda em Marketing (ESPM) no curso de graduação e no Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM). É integrante dos grupos de pesquisa: COM+ (ECA-USP); Lógicas e Modelos de Gestão em Jornalismo (ESPM-SP); e Jornalismo Popular e Alternativo (ECA-USP).
Produção: Research Gate .

Isadora Ortiz de Camargo

Isadora Ortiz de Camargo é jornalista, mestre e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Trabalhou como repórter e editora no Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), detentor da afiliada Globo Paraná. Já atuou como repórter de política, assessora de imprensa e jornalista multimídia. Atualmente, é gestora de mídias digitais da Agência Internacional de Notícias EFE e professora de Jornalismo Digital e Convergência de Mídias no Centro Universitário Alcântara Machado FIAM-FAAM.
Produção: Research Gate .

Issaaf Karhawi

10321546_686100484789790_3824967331778029823_oIssaaf Karhawi é doutoranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) na área de concentração Teoria e Pesquisa em Comunicação. Dedica-se aos estudos de Comunicação digital e sociabilidade em rede, com ênfase no processo de profissionalização dos blogs de moda. É pesquisadora do COM+ e bolsista do CNPq. Titulou-se mestre em Ciências da Comunicação também pela ECA-USP em 2013. Graduou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Produção: Academia.edu .

João Francisco Raposo

João Francisco Raposo é mestrando em Ciências da Comunicação e especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Digital nas Empresas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), possui também especialização em Publicidade e Criatividade pela Universidad Pompeo Fabra (UPF) de Barcelona, na Espanha. É pesquisador do COM+ e dedica-se aos estudos de Comunicação digital, com ênfase em comunicação empresarial e redes interativas. .

Lígia Trigo

LigiaTrigoLigia Trigo é jornalista, mestre e doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Atualmente atua no apoio aos Núcleos de Pesquisa do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo onde também é pesquisadora do COM+. Suas pesquisas abordam as mudanças na Comunicação e no Jornalismo a partir das Novas Tecnologias da Comunicação. Atua principalmente nos seguintes temas: Rádio, Mídias Digitais, Gestão de Comunicação e Jornalismo Especializado em Saúde. . .

Mayanna Estevanim

Mayanna_fotoMayanna Estevanim é doutoranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde se formou mestre (USP/2016) e também se especializou em Gestão Integrada da Comunicação Digital (USP/2012). Em São Paulo atuou como locutora, produtora e respondeu pelos projetos de conteúdo na Rádio Globo AM SP. Iniciou sua trajetória em São Luís/MA onde graduou-se em Jornalismo (UFMA, 2005), especializou-se em Jornalismo Cultural (UFMA, 2008), atuou na locução e produção nas rádios Mirante AM e FM, e foi produtora e apresentadora da TV Globo. Atualmente é bolsista CNPq e dedica-se aos estudos em jornalismo digital, visualização de dados e narrativas.
Produção: Research Gate  

Stefanie C. da Silveira

11130109_10152833123847939_5809175450436459279_nStefanie C. da Silveira é jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pelo PPGCOM/USP e mestre em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Sua atuação profissional inclui passagens pela Folha de São Paulo, Agência de Notícias EFE, Zero Hora e assessorias de imprensa, além da docência em diversas universidades. Seus trabalhos abrangem os seguintes temas: jornalismo digital, tecnologias de comunicação e informação, cultura da convergência, além de processos comunicacionais. Atualmente pesquisa e desenvolve jornalismo em plataformas móveis.
Produção: Academia.edu